Drª Renata Rabelo
Diretora Técnica
CRM - TO 2012 | RQE - 1081

Blog

Mais de 25 anos e com espinhas? Entenda porquê e se cuide…

14 | janeiro | 2020

A acne incomoda em qualquer fase da vida, mas na pessoa adulta incomoda muito mais.

Uma adolescente com espinhas é tão comum que muita gente acha se tratar de algo normal da idade. 

Após a adolescência, a presença de acne passa a ser vista com maior estranheza. Nenhuma mulher espera ter espinhas quando estiver adulta!

Neste post vamos conversar sobre o que faz a acne da mulher adulta ser diferente e ter tratamento diferente, em relação à acne da adolescente.

Por se tratar de uma situação inesperada, a acne determina momentos de tristeza e desânimo nas mulheres. Ela envolve um acontecimento desagradável e que afeta a aparência e autoestima femininas.

Uma mulher já tem tantos detalhes para se preocupar no seu dia a dia: cuidar dos afazeres de casa, das atividades do trabalho… E ainda ter que se preocupar em fazer uma maquiagem para esconder as espinhas? 

Não há como negar: a acne é uma fonte de estresse para a mulher!

Imagine uma mulher acordando para trabalhar pela manhã. Ao se olhar no espelho percebe algo diferente.  Ela vê vários pontos inflamados no seu rosto.

A sensação que dá ao se olhar e ver um rosto cheio de espinhas pode ser de susto, dúvidas, desgosto…

Enfim, costuma ser bem desagradável ver acne no rosto que estava normal.

Há casos em que acordar com uma espinha bem inflamada faz uma mulher desistir  de ir a uma festa, a um encontro, entre outros compromissos do dia a dia…

Ora, nenhuma pressão social tem o direito de nos trancar em casa! 

O ato de se olhar no espelho não deve ser tratado como um desafio. O espelho deve ser uma ferramenta feminina a seu favor, para aumentar sua autoestima, para trazer satisfação.

Se a acne apareceu e está incomodando, não perca tempo. Pense logo:  será que tem solução?

Sim, existe solução! Há vários tratamentos disponíveis. O melhor caminho é ser prática, procurar entender o problema e resolvê-lo o quanto antes.

Para entender, você precisa saber que a  acne nas mulheres após os 25 anos recebe um nome diferente: “acne da mulher adulta”

Usa-se outro nome porque as alterações que fazem esse tipo de acne aparecer são diferentes das causas da acne nas adolescentes.

O aumento do estímulo das glândulas sebáceas é o passo inicial para ter acne na idade adulta.  

Ocorre um aumento da intensidade com que as glândulas sebáceas reagem ao estímulo hormonal, principalmente aos hormônios masculinos, mesmo se estes hormônios estiverem em quantidade normal no sangue. É normal ter hormônios masculinos circulando no organismo feminino, em baixas quantidades. 

É por isso que a acne da mulher adulta acomete mais as regiões com maior quantidade de glândulas sebáceas, como o pescoço e a região em volta da boca.

Essa ação hormonal é o principal fator que diferencia a acne das mulheres adultas daquela que afeta as adolescentes. 

Os desequilíbrios hormonais no período menstrual estão entre as principais causas para o aparecimento ou agravamento das espinhas na fase adulta.

Então, uma ótima dica para avaliar a relação da acne com a atividade hormonal é observar se ela piora nos períodos próximos a menstruação. Já reparou nisso?

Supere a chateação do diagnóstico da acne da mulher adulta e aproveite esse momento, transformando um emocional ferido em uma autoestima elevada. 

Você tem o direito de ficar chateada no primeiro instante. Mas precisa estar consciente de que a acne da mulher adulta tem solução.

O melhor caminho é reconhecer o problema, procurar ajuda especializada, com dermatologista da sua confiança, entender o que está acontecendo e realizar o tratamento adequado. 

Em seguida, é só aproveitar o realce que a luz do dia faz na sua pele bem tratada!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se para receber as
nossas novidades!